Em jogo que valia vaga na final do Campeonato Alagoano, além das vagas na Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2014, o ASA bateu o CSA por 1 x 0 no tempo normal, mas na prorrogação o Azulão do Mutange venceu por 1 x 0 na tarde/noite deste domingo (5) no Estádio Rei Pelé, e está na decisão contra o seu maior rival, o CRB.
O Jogo – 1º Tempo
No primeiro tempo, como tinha que vencer de qualquer jeito, o alvinegro começou com uma postura bem ofensiva, apertando a saída de bola azulina e atacando em bloco. Já o Azulão procurava tocar a bola em velocidade usando muito seus laterais. As duas equipes estavam com uma vontade impressionante e brigavam por cada bola, por isso era comum ter muitas faltas. Em contra-ataque fulminante, Léo Gamalho tocou para Wanderson, que ajeitou para Didira, e o camisa 10 tocou na saída de Flávio, abrindo o placar para o ASA aos 10 minutos.
Depois, o alvinegro seguiu melhor, jogando da mesma forma e às vezes oferecendo perigo. O CSA, que havia sentido o gol, tentava o contra-ataque, só que errava muitos passes. Quando conseguia a finalização, o time marujo não sabia caprichar para tentar o empate. O CSA posteriormente equilibrou o duelo, mas como seguiu com os mesmos erros não conseguia assustar tanto. Nos lances finais, o time marujo era melhor, mas continuou errando o último passe e assim a equipe arapiraquense terminou a etapa inicial em vantagem.
2º Tempo
No segundo tempo, a partida voltou bem equilibrada e novamente brigada. Mas o tempo foi passando e era o CSA quem criava mais oportunidades, pressionando eventualmente. O ASA por outro lado, se fechava bem e buscava sempre os contra-ataques pelos lados. A partida deu uma pequena esfriada, pois o Azulão voltou a errar passes que poderiam ser decisivos e o Fantasma porque não caprichava nos lançamentos para os atacantes.
Da metade para o final da etapa, o quadro do jogo não mudava e os lances de perigo não aconteciam, apesar de alguns chutes que não estavam calibrados por parte dos dois times. Priorizando a marcação, o alvinegro em quase toda a reta final esteve com seus 11 atletas na defensiva e quando partia para o ataque ia em bloco, geralmente com quatro ou cinco atletas. Mesmo assim, a partida estava de igual para igual e mesmo com o time marujo tendo mais chances, o alvinegro administrou o resultado e venceu no tempo normal, levando o confronto à prorrogação.
Prorrogação (dois tempos de 15 minutos cada)
Na primeira etapa do tempo extra, o CSA imprimia uma leve pressão e o ASA manteve a forma de atuar e se fechava na zaga tentando contra-atacar. Mas o time visitante reagiu depois e também pressionou em diversos momentos, encurralando o adversário para seu campo defensivo. Apesar de tudo isso, a etapa quase não teve finalizações e acabou empatada.
No segundo tempo do tempo extra, o CSA estava mais em cima, enquanto o ASA novamente estava recuado para fazer o contra-golpe. O equilíbrio prevalecia, só que os goleiros não tinham trabalho. Mas aos 7 minutos, Diego Clementino pegou o rebote após grande defesa de Gilson e colocou no fundo da rede, deixando o Azulão na frente. Aos 13 minutos, Léo Gamalho acertou o travessão, para sorte de Flávio. Nos lances finais, o time marujo segurou a pressão alvinegra e conquistou o seu objetivo.
Depois de um no tempo normal de 1 x 0 para o ASA e a vitória do CSA por 1 x 0 na prorrogação, o Azulão vai para a final do Estadual, além de conseguir as vagas no Nordestão e Copa do Brasil do ano que vem.
As finais, contra o CRB, serão realizadas nos próximos dias 11 e 18. O sorteio dos mandos de campo acontece nesta segunda-feira (6), na sede da Federação Alagoana de Futebol (FAF).
Ficha técnica
Campeonato Alagoano 2013 – semifinal – jogo da volta (ida- ASA 0 x 1 CSA)
Jogo: CSA 0 (1) x 1 (0) ASA
Gols: ASA- Didira, aos 10’ do 1T/ CSA- Diego Clementino, aos 7’ do 2T da prorrogação
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió-AL
Data: 05/05 (domingo)
Hora: 17h
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (Asp. FIFA-ES)
Auxiliar 1: Fábio Ferreira (FIFA-TO)
Auxiliar 2: Bruno Boschilia (Asp. FIFA PR)
CSA:
1- Flávio
2- Levi (17-Anderson, aos 21’ do 2T)
3- Leandro
4- Adalberto
6- Rogerinho (15-Fabiano, aos 37’ do 2T)
5- Robson
8- Rodolfo
11- Rodriguinho (18-Mendes, no intervalo do 1T da prorrogação)
10- Alex
7- Diego Clementino
9- Everaldo
Técnico: Beto Almeida
Banco CSA: 12-Jorge Miguel, 13-Cleberson, 14-Henrique, 15-Fabiano, 16-Mithyuê, 17-Anderson, 18-Mendes.
ASA:
1- Gilson
2- Gabriel
3- Tiago Garça
4- Fabiano
6- Thalysson (17-Jabá, aos 6’ do 2T da prorrogação)
5- Cal
8- Geovane
7- Pedro Silva
10- Didira (16-Marcinho, no intervalo do 1T da prorrogação)
11- Wanderson (13-Osmar, aos 12’ do 2T)
9- Léo Gamalho
Técnico: Ricardo Silva
Banco ASA: 12-Jeferson, 13-Osmar, 14-Rafael Pedro, 15- Jorginho, 16-Marcinho, 17-Jabá, 18-Rodrigo Dantas.
Fonte: TNH1